Por Daniele Paula, Profissional Naturopata.
Você já ouviu falar no profissional Naturopata? Talvez não saiba muito bem o que ele faz. Parece ser uma atividada muito nova, não é mesmo? Porém, muito pelo contrário. Essa atividade é uma das mais antigas.
Coloque-se mentalmente numa época em que não havia farmácias, medicamentos, nem médicos. Para nós, atualmente é um pouco difícil imaginar vivermos sem uma pílula para dor, um anti-ácido, um anti-inflamatório ou um digestivo efervescente. No entanto, isso nem sempre existiu como conhecemos hoje em embalagens plásticas.
Como será que nós seres humanos resolvíamos os sintomas desagradáveis que nos acometiam? Tenha certeza de que tudo que precisávamos já existia na própria natureza. A fitoterapia e herbologia que faz uso das plantas medicinais com as suas infusões, tinturas e macerados. O ar com os exercícios respiratórios, a água com a hidroteparia e seus banhos frios e quentes, o banho de sol, o ato de pisar na terra, o uso da argila, além das massagens com óleos terapêuticos.
Você já deve ter ouvido falar na medicina ayurvédica da região do rio Indu, do povo antigo da Índia ou até mesmo da medicina tradicional chinesa. Não se sabe exatamente em que época elas surgiram, porém fala-se em algo em torno de 3000 a.c. Além dessas, também temos a tradição indígena que já existia aqui na região do Brasil muito antes de Pedro Álavares Cabral.
Percebe agora como a profissão do naturopata existe há muito tempo?
Este profissional tem por propósito te ajudar no resgate da sua conexão com a natureza, usando os recursos nela existentes, além de promover o auto-conhecimento e auto-observação fazendo com que você conheça como o seu corpo, sua mente e suas emoções funcionam.
Nós não somos médicos e reconhecemos o papel fundamental da medicina em situações de emergência, cirurgias, casos agudos e graves. Sabemos que em determinados momentos os medicamentos são fundamentais na manutenção da vida. Porém, o nosso papel não entra em conflito com ela, na verdade nós somamos e objetivamos complementá-la.
Nós também não somos psicólogos ou psicanalistas, outros profissionais de muito valor na análise da psiquê e a relação da pessoa com os seus pensamentos e emoções. E como disse anteriormente, não tomamos o lugar de nenhum destes profissionais. Nós quemos contruir uma relação de harmonia somando esforços para promover o bem estar do interagente que nos procura.
Sendo assim, coloco-me à disposição no desenvolvimento de um projeto de vida que te traga de volta ao que é natural, a percepção do que realmente importa na sua vida. O profissional naturopata vai te ajudar no resgate da sua harmonia, a sua homeostasia, a sua força vital.
Abraços naturopáticos!