Por Daniele Paula, Profissional Naturopata e Professora de Yoga.

A palavra pranayama, vem do sânscrito e consiste de duas partes: 

Prana e Ayama

Ayama significa “alongar”, “expandir” e descreve a ação do pranayama. Prana refere-se a “aquilo que está infinitamente em todo o lugar”. Com referência à nós, humanos, prana pode ser descrito como algo que flui continuamente de algum lugar dentro de nós, preenchendo-nos e nos mantendo vivos: é a vitalidade. (Trecho do Livro:  O Coração do Yoga, de T.K.V Desikachar, Mantra, 2018).

Complementando, prana consiste em pra que significa “antes” e e de an, um verbo que significa “respirar”, “soprar” e “viver”. Pode-se dizer que é o ato de trazer nutriente para dentro.

O Pranayama consite em exercícios respiratórios realizados numa prática (aula) de yoga, porém os mesmos podem ser realizados independente da aula, várias vezes ao dia. Na naturopatia chamamos de oxigenoterapia.

O objetivo principal dos pranayamas é de expandir a capaciadade pulmonar do praticante trazendo amplitude e otimização do pulmão como o órgão responsável pela respiração. 

Além do pulmão, exercitamos o músculo do diafragma o qual tem um papel fundamental no processo respiratório, uma vez que o mesmo realiza os movimentos tridimensionais. 

Nos exercícios respiratórios da aula de yoga promovemos um fortalecimento do diafragma e consequentemente uma expansão da capacidade pulmonar, além de promover a eliminação das toxinas armazenadas dentro dele e maior entrada de ar. Assim como uma musculação, à medida que o praticante repete os exercícios, vai fortalecendo todo o sistema.

Usa-se os movimentos de inspiração e exalação combinados com a expansão e a contração abdominal com o apoio do diafragma e também usamos as  contrações musculares das regiões pélvica, abdominal e da garganta. 

Quando falamos em alimento para nossas células, na maioria das vezes pensamos em algo sólido, no entanto o ar, especificamente o oxigênio também é considerado um alimento indispensável para a vida celular. Quando saímos do ventre de nossas mães o oxigênio é o nosso primeiro alimento! 

Nós humanos podemos ficar sem comer alimentos sólidos por um bom período de tempo, como por exemplo em situações controladas até 40 dias em jejum, ou seja, conseguimos viver este período apenas com água. Já em relação ao oxigêncio a situação é bem diferente. (Fonte: Jason Fung, MD. The Complete Guide of Fasting, Victory Belt Publishing Inc, 2016)

Faça o teste e veja quantos minutos consegue ficar sem ar? 

No processo respiratório inalamos o oxigêncio - O2 e exalamos o resíduo da respiração que é o gás carbônico CO2. De acordo com T.K.V Desinkachar, a expiração é a ação de remoção de resíduos do sistema, outra maneira prática de se aplicar esta percepção é a de que se cuidarmos da expiração , a inspiração cuidará de si própria. Ou seja, se nos livrarmos daquilo que não é desejado, abriremos espaço para aquilo que é necessário. (Trecho livro Anatomia do yoga, Lelie Kaminoff e Amy Matthews, Manole, 2013).

Não queremos acumular lixo dentro de nós, não é verdade?

Além disso  T.K.V. Desinkachar diz que a falta de prana no corpo pode refletir em nossa energia, motivação, vigor e ânimo causando até depressão e outras doenças físicas.

Quando falamos do pulmão, nós da naturopatia incluímos este órgão no sistema emunctorial, o qual agrupa os órgãos de eliminação de toxinas do nosso corpo, assim como os rins, o intestino e a pele. É por meio deles que o nosso corpo equilibra o que entrou, depois do que foi aproveitado pelo corpo, o mesmo realiza as saídas/eliminações do que não é mais útil.

Os benefícios dos pranayamas podem ser percebidos na melhora da motivação e vivacidade, trazendo calma e equilíbrio mental, uma vez que a quatidade de prana no corpo afeta a nossa mente e vice-versa. Quando estamos ansiosos por exemplo, a nossa respiração acelera, isso indica que precisamos de um pranayama!

Cabe destacar que no processo de meditação a respiração pode ser o foco da atenção do praticante tornando a respiração um ato consciente o que traz presença e tranquiliade. 

Uma definição para palavra yogi é “aquele cujo prana está todo dentro do próprio corpo” e o objetivo final do pranayama é manter o equilíbrio entre a quantidade do ar que está  fora e do ar que está dentro do corpo. 

Para que haja uma modificação no estado da mente, melhora da capacidade pulmonar e eliminação do lixo ou toxinas que existem dentro de nós, a orientação é que a prática de pranayama seja regular e frequente. 

Convido vocês para praticarem pranyamas! 

Yoga é vivência, é prática. Respire! 

Curiosidades:

Apneia é a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões, ou seja, é o ato de prender a respiração. A palavra "apneia" vem do latim e significa "ausência de entrada de ar". Apnéia também é o termo usado para designar o mergulho livre, um esporte em que o mergulhador submerge sem utilizar equipamentos para respirar. 

O recorde mundial em apneia estática, em que o mergulhador apenas submerge sua cabeça dentro de uma piscina, é do espanhol Aleix Segura, de 36 anos. Em 2016, ele conseguiu ficar 24 minutos e 3,45 segundos submersso em uma piscina após inalar oxigênio puro. 

Vejam como somos limitados na capacidade de ficar sem respirar. Uma pessoa normal, sem treinamento, aguenta entre um e dois minutos. Depois disso, falta oxigenação cerebral e a pessoa desmaia, explica o professor titular de fisiologia da UFF, Antonio de Nóbrega.

Namastê! 

Referências Bibliográficas

DESIKACHAR, T.K.V . O Coração do Yoga. 2ed. São Paulo. Editora Mantra, 2018. 

FUNG MD, Jason. The Complete Guide of Fasting. Las Vegas. Victory Belt Publishing Inc, 2016.      

KAMINOFF, Lelie; MATTHEWS, Amy. Anatomia do Yoga. 2ed. São Paulo. Editora Manole, 2013.

https://www.significados.com.br/apneia/ ; acesso em 02/10/2021 

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/03/bajau-conheca-o-povo-que-evoluiu-para-passar-mais-tempo-embaixo-dagua.html ; acesso em 02/10/2021 

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/limites-corpo-humano/curiosidades-corpo-humano-06.htm ; acesso em 02/10/2021

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.