Por Daniele Paula, Profissional Naturopata.

     Vamos conversar um pouco sobre saúde? Você tem clareza do que realmente é ser saudável?

Saúde e salud (este em castelhano) derivam de uma mesma raiz etimológica: salus. No latim, esse termo designava o atributo principal dos inteiros, intactos, íntegros. Segundo Rey, salus provém do termo grego holos, no sentido de totalidade, raiz dos termos holismo, holístico, tão em moda atualmente, que foi incorporado ao latim clássico através da transição s'olos.” 

     De acordo com a raíz da palava salus então, saúde significa estar em seu estado íntegro, inteiro, ou seja, em harmonia e homeostasia. Quando pensamos no ser humano devemos lembrar que ele é formado por quatro instâncias: corpo físico, mental, emocional e espiritual. Consequentemente, um ser saudável deve estar em equilíbio em todas estas instâncias. 

     A naturopatia como modalidade terapêutica tem a premissa de considerar o ser em sua totalidade, holisticamente falando. Sendo assim, quando pensamos em orientar e ajudar uma pessoa na busca da sua saúde devemos pensar em equilibrar todas as questões relacionadas ao ser de forma integral. 

E você, sente-se inteiro, completo ou te falta algo? 

     Além das quatro instâncias que citei acima, o ser está inserido em uma família, uma sociedade e um meio ambiente, e todas elas interferem, modificam e fazem da pessoa o que ela é. Sendo assim, pode-se afimar que cada ser é único e particular. E é esse olhar que temos de ter na aplicação da naturopatia. 

Uma resposta difícil de dar, não? Nós seres humanos sempre sentimos necessidade de algo e de acordo com a raiz da palavra saúde se nos falta algo, não estamos saudáveis.

     Na nossa cultura ocidental não temos o hábito, não aprendemos à olhar para dentro, para a nossa essência, nossa consciência, por isso sempre pensamos que falta algo em nós, porém de fato temos tudo que precisamos dentro de nós mesmos, só precisamos nos conectar. 

     E como fazer isso? Aí que eu entro para te ajudar! Para que você possa olhar para dentro de si mesmo e perceber que nada lhe falta, temos uma caminhada pela frente que deve começar com o primeiro passo.

Namastê!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.