Conheça as maravilhas da Homeopatia!
Por Daniele Paula,
Você conhece a Homeopatia?
Trago aqui algumas informações para quem nunca ouviu falar sobre ela.
A Homeopatia é uma ciência voltada para tratamentos de seres em desarmonia. Seres, sim, por que não é voltada apenas ao tratamento de humanos, uma vez que serve como ferramenta terapêutica para animais e vegetais.
Quem criou a homeopatia foi um médico alemão chamado Christian Friedrich Samuel Hahnemann, nascido em 10 de abril de 1755 em Meissen na antiga Saxônia.
Hahnemann se formou médico em 1779, exercendo a medicina por oito anos. Porém acabou deixando o exercício da profissão por não se conformar com o seu empirismo e sua violência, a qual usava fortemente a alopatia.
Nesta época a medicina utilizava-se de sangrias, administração de mercúrio, substâncias que provocavam vômito e diarréia com o objetivo de por a doença para fora.
Depois de deixar a profissão começou a estudar e a pesquisar a medicina de Hipócrates e a fazer experimentos utilizando em si mesmo a primeira substância, a China officinalis.
Ele era muito detalhista e meticuloso e anotava todos os sintomas que surgiam ao utilizá-la. Depois deste experimento, ele começa a utilizar outras substâncias dos vários reinos da natureza e descobre que podia atenuar os efeitos negativos das substâncias tóxicas com um método de diluições e agitações, chamado de sucussões dos compostos, ficando apenas com os efeitos benéfícos das substâncias, ou seja, a informação, a sua energia.
À partir daí que então surge a Homeopatia.
Esta ciência trabalha com substâncias de todos os reinos: vegetal, mineral, animal e trata o ser de forma integral em todas as suas instâncias: física, mental, emocional e espiritual.
Dr. Samuel Hahnemann determinou dois princípios:
A homeopatia é muito popular e amplamente utilizada em toda a Europa. Na França, Alemanha, Holanda e Inglaterra por exemplo.
As pesquisas já demonstram que é um tratamento eficaz e muito seguro, uma vez que as inúmeras diluições usadas para o tratamento eliminam todos os riscos e efeitos colaterais indesejados.
É importante ressaltar que, mesmo os remédios homeoáticos sendo seguros, não se indica de forma alguma a auto-medicação e não significa que não haja uma possibilidade de agravação ou piora do quadro quando a indicação por errada ou equivocada. Por isso, procure a orientação de um profissional homeopata competente.
No tratamento o terapeuta seleciona um ou mais remédios, que sejam mais indicados para aquele ser em específico, ou seja, o tratamento é totalmente individualizado e não trata doenças e sim pessoas em desequlíbrio ou em desarmonia.
Para um profissional homeopata o nome da doença/enfermidade não importa, mas sim a pessoa que está ali na sua frente e o que ela apresenta de sintomas/sinais.
Para um tratamento efetivo, as consultas devem ser mensais para que haja um acompanhamento do progresso e melhoria dos sintomas e os ajustes que forem necessários na conduta terapêutica.
Sendo assim, convido você para conhecer esta metodologia de tratamento e sentir os resultados fantásticos que ela proporcionará em sua vida!
Fontes:
Tratado de Homeopatia Clínica Hahnemanniana de Marcelo Pustiglione, 2014-2017.
Ciência da Homeopatia de José Alberto Moreno e Eliete M. M Fagundes, 8ª ed, Editora Hipocrática Hahnemanniana.