Por Daniele Paula, Profissional Naturopata e Professora de Yoga.
O Yoga possui muitas palavras em sânscrito, língua antiga falada da região do rio Indo na Índia e considerada morta atualmente, porém muito viva no yoga.
A filosofia do yoga é bastante complexa e para um praticante iniciante isto é um desafio.
Para ajudar segue uma lista das palavras mais usadas:
- Ajna – em sânscrito, centro energético localizado na região da testa entre as sobrancelhas.Conhecido como o terceiro olho ou chakra frontal.
- Alongamento – benefício adquirido com a prática do yoga, forma de exercício que promove a distenção, aumento no comprimento dos músculos.
- Anahata - em sânscrito, centro energético localizado na região do coração ou chakra cardíaco.
- Ásanas – em sânscrito, são as posturas, posições realizadas na prática do yoga, as quais promovem alongamento, força ou equilíbrio.
- Aterramento – ato de conectar-se com a energia da terra. Foco e atenção do praticante de yoga para o contato dos pés ou partes do corpo no chão.
- Atma – em sânscrito, alma, essência, consciência divina localizada no coração do ser humano.
- Bandhas – em sânscrito, significa atar, amarrar, fechar. São contrações musculares realizadas durante a prática dos exercícios respiratórios.
- Bhastrika – em sânscrito, significa fole, uma modalidade de respiração diafragmática intensa e forte realizada na prática do yoga. Com ênfase na inspiração e exalação.
- Bhagavad Gita – em sânscrito, escritura védica sagrada estudada no hinduísmo e pelos praticantes do yoga, traduzida e comentada por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupãda.
- Bidi mantra – em sânscrito, sílaba sonora entoada pelos yoguis, as quais representam os chakras. São usadas para estimular os centros energéticos, os chakras.
- Buddhi - em sânscrito, significa inteligência, razão, julgamento, discernimento entre o que é certo e o errado, o que fazer e o que não fazer. Diz o que escraviza e o que liberta.
- Centramento – o ato de levar a atenção para o centro do corpo, para o coração ou a alma que habita o coração dentro de uma prática de yoga. Ouvir-se à si mesmo.
- Chakras – em sânscrito significa roda e refere-se aos centros energéticos existentes no corpo humano. São sete os principais: muladhara (básico), swadhisthana (umbilical), manipura (plexo solar), anahata (cardíaco), vishuddha (laríngeo), ajna (frontal) e sahashara (coronário).
- Consciência – o ato de perceber à si mesmo, olhar para os próprios pensamentos, as emoções e essência interior.
- Diafragma – feixe muscular e tendinoso que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.
- Flexibilidade - facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância.
- Fluxo energético – é o caminho percorrido pela energia no corpo humano. Nadis em sâncrito são os canais energéticos e os chakras são as rodas energéticas.
- Força - qualidade do que é forte; robustez, vigor físico.
- Hatha Yoga – em sânscrito, uma modalidade tradicional de yoga, considerada o yoga da força.
- Invertida – posturas que invertem o fluxo sanguíneo, são as posturas que colocam as pernas para o alto e a cabeça para baixo.
- Japamala – em sânscrito, japa significa murmurar e mala é um colar de 108 contas. Usado nas práticas de meditação. Similar ao terço católico.
- Kaphalabati – em sânscrito, técnica de respiração utilizada para a limpeza das vias respiratórias com ênfase na exalação.
- Manipura - em sânscrito, centro energético localizado na região do abdômen, chamado de plexo solar.
- Mantra - em sânscrito, “man” mente, “tra” controle. Sílaba, palavra ou frase utilizada para foco mental na meditação. Pode-se usar o japamala para contagem dos mantras.
- Meditação – voltar-se para o centro, ato de vivenciar o momento presente, atenção plena, silêncio com algum foco mental.
- Moksa - em sânscrito, significa a liberação espiritual por meio do yoga devocional.
- Mudra - em sânscrito – são posições das mãos e dos dedos, utilizados para conectar pontos energéticos e fechamento de fluxo energético, normalmente utilizado nos momentos de pranayamas e meditação.
- Muladhara - em sânscrito, centro energético na região do períneo, chamado de chakra básico ou raíz.
- Nabhi - em sânscrito, significa centro do corpo ou a região do “core” no abdômen. Conjunto de músculos que sustentam corpo. Musculatura que fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar.
- Nadi Sodhana - em sânscrito, exercício respiratório usado para equilibrar as polaridades do corpo, sistema nervoso simpático e parasimpático, por meio da respiração alternada.
- Nyamas – exercícios, atitudes e ações para consigo mesmos com foco no auto-respeito, auto-cuidado.
- Paramatma - em sânscrito, alma suprema, ser divino, Deus, a alma da divindade suprema.
- Patãnjali - em sânscrito, pessoa ou pessoas responsáveis pela produção dos sutras ou versos que norteiam o yoga. Não se sabe ao certo se Patãnjali foi uma pessoa ou um grupo de pessoas. Texto: “Yoga Sutra de Patãnjali”.
- Prana - em sânscrito, energia vital. O que dá vida aos seres.
- Pranayama - em sânscrito, pana é a energia vital e ayama é o ato de expandir e alongar. São os exercícios respiratórios utilizados na prática do yoga.
- Respiração diafragmática – exercício respiratório que trabalha o músculo do diafragma intensamente.
- Sahasrara - em sânscrito, centro energético na região do topo da cabeça, chamado de chakra coronário.
- Samadhi – estado de êxtase ou transe proporcionado pela meditação ou a prática do yoga.
- Shavasana – em sânscrito, significa cadáver, postura deitada utilizada no momento de relaxamento ao final da prática de yoga.
- Swadistana - em sânscrito, centro energético da região do baixo ventre chamado de umbilical ou sacral.
- Tempos respiratórios – no yoga valoriza-se os quatro tempos da respiração: inspiração, pausa para troca, exalação e pausa para troca.
- Vishudha – em sânscrito, centro energégico da região da garganta, chamado de chakra laríngeo.
- Yamas – em sânscrito, significa disciplina, ou restrições. Atitudes e comportamentos. Considera-se o código de conduta do yoga.
- Yoga nidra – em sânscrito, é o yoga do sono. Na postura de shavásana pode ser aplicada uma indução para relaxamento simulando um sono profundo.
- Yogui – em sânscrito, aquele que pratica yoga, no masculino.
- Yoguini - em sâncrito, aquela que pratica yoga, no feminino.
Namastê!
É uma saudação muito usada pelos yoguis e yoguinis.