Por Daniele Paula, Profissional Naturopata.

Quando falamos sobre saúde, sabemos que o assunto realmente é bastante complexo com muitas variáves envolvidas. 

Leia o meu texto: "O que é ter saúde?  

Porém é do nosso conhecimento que a alimentação é um dos principais pilares para a manutenção das funções do corpo. Nós somos constituídos por um corpo físico composto de matéria orgânica e este corpo realiza diversas atividades, as quais necessitam de vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, carboidratos, água... 

O nosso corpo é composto por aproximadamente 70 trilhões de células, as quais formam os órgãos e os sistemas. Então, de onde vem a matéria prima que constroi o nosso arsenal de células e proporciona os recursos necessários para seu funcionamento?? Já parou para pensar sobre isso? 

Tudo vem da nossa alimentação! 

Fazendo uma analogia com um carro moderno, muito cobiçado e de alto valor, o proprietário vai cuidar muito bem dele. Vai abastecê-lo com o melhor combustível, vai trocar o óleo seguindo as orientações do fabricante e vai fazer todas as revisões dentro dos prazos. 

E quando falamos de nós, do nosso corpo? Fazemos o mesmo? Damos a atenção necessária e escolhemos o melhor combustível para abastecer o nosso veículo chamado corpo? Utilizamos o que há de melhor para que o mesmo funcione adequadamente e construa as melhores células, órgãos e sistemas? 

É importante ressaltar que em um carro, mesmo seguindo todas as orientações do fabricante em algum momento poderá ncessitar de alguma troca de peça por desgate ou por defeito e, se assim o proprietário desejar, o mesmo carro poderá ser trocado por outro ainda mais caro e mais moderno. 

E com relação ao nosso corpo isso já não é possível. Não temos um corpo reserva e não conseguimos trocar as peças da mesma maneira.

Sendo assim, eu convido você para uma reflexão no que tange ao tema alimentação:

Estamos nos alimentando de forma correta e inteligente nos dias atuais? Estamos realmente fazendo as escolhas certas? Ou estamos pensando apenas em satisfazer o nosso paladar? 

Dados da Federação Internacional de Diabetes revela que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população.  

O que podemos observar em realação ao índice de obesidade, doenças cardíacas, diabetes e câncer em nossa sociedade? 

No que diz respeito à obesidade convido você para ler o meu artigo “Mindful Eating e Obesidade”  

Todas estas enfermidades são consideradas “Doenças não Transmissíveis”, ou seja, as quais são adquiridas pelo estilo de vida. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças  respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação. 

Um ponto fundamental aqui é saber que esta realidade pode ser alterada com mudanças tando no estilo de vida, quanto nos hábitos alimentares. O mais importante, em primeiro lugar é tomar consciência dos efeitos negativos que uma alimentação inadequada pode causar, mas que sempre é tempo de mudar para melhor.

Uma das ferramentas que utilizo em meu atendimento é a Trofoterapia, do grego Trophos que significa alimentação e Therapeia que significa tratamento. Com base na naturopatia clássica ótimos resultados são alcançados com mudanças alimentares, uma ferramenta crucial na reversão dos quadros de enfermidades ou desequilíbrios. 

Além de cuidar dos outros pilares fundamentais da saúde: movimento, silêncio, sono, hidratação e espiritualidade.

O controle da sua saúde está em suas mãos!

Namastê!

Hari Om!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.