Oligoterapia

Oligoterapia é a técnica baseada na ação de elementos químicos na sua forma ionizada (eletricamente carregado), isolados ou compostos, objetivando equilibrar (homeostase) o organismo. Avalia e trata pacientes que apresentam um conjunto de sinais e sintomas ocasionados por desordens reversíveis, em parte ou em sua totalidade. Ela pode devolver o equilíbrio dos sistemas (enzimáticos ou catalíticos) onde estes minerais estejam envolvidos, reprimindo os modelos arquetípicos responsáveis pela manifestação de distúrbios, conforme mapeados pelo Dr. Jacques Menetrier.

Como a sua abordagem é funcional (avalia as origens) e não sintomática, procura-se resolver ou estabilizar os desequilíbrios em sua origem, promovendo uma recuperação mais dinâmica e veloz, além de estabilizar o paciente por um tempo muito mais prolongado. Sua ação normalmente não apresenta efeitos colaterais ou tem contra-indicações.

O tratamento é feito com microminerais, ionizados, que podem ser administrados de várias formas como gotas/microgotas sublinguais ou diretamente sobre a pele, para não ter a influência dos ácidos internos. Comumente são soluções líquidas, com um ou mais elementos, identificados por seus símbolos químicos. É praticada no mundo inteiro, e tem apresentado muitos bons resultados, quer sozinha, quer conjugada com outras práticas integrativas, como a homeopatia, auriculoterapia, acupuntura e outra técnicas de estímulos. É reconhecida em praticamente toda Europa. Os produtos são adquiridos de empresas/indústrias que se dedicam à pesquisa, importação, fabricação e distribuição dos mesmos, tendo vários rótulos como biorreguladores, florais frequenciais, Frequenciais Quânticos e similares.